Dicas CompreCertoAkiVeículos

Direção segura: 6 dicas de direção defensiva e preventiva

Add to compare

As ruas das cidades estão cheias de carro, as estradas mais movimentadas, o que, acaba aumentando o risco de uma colisão com motoristas apressados e impacientes com a situação.  Mas calma, você pode fazer sua parte, com uma direção segura, diminuindo risco de acidentes. Quer saber como? Continue a leitura e aproveite!

1- Tenha atenção especial quando estiver chovendo

Conduzir na chuva é uma dificuldade a mais até mesmo para motoristas profissionais e experientes, principalmente se a chuva for forte, pois a visibilidade fica comprometida e a aderência dos pneus é reduzida aumentando a distância em uma parada de emergência.

Portanto, diminua a velocidade, ligue o ar-condicionado para evitar que os vidros fiquem embaçado ou ligue o ar quente voltado para o para-brisa, mas, principalmente, redobre a atenção.

Grandes aliados para os dias chuvosos são os pneus, que precisam estar em perfeita condição de uso, pois aquelas ranhuras, chamadas de “sulcos”, são necessárias para drenar a água que fica entre os pneus e o asfalto, evitando a aquaplanagem. Então, cheque o estado dos seus pneus com frequência. Visite algum Centro Automotivo para lhe ajudar evidenciar estes detalhes

2 – Sob neblina, use faróis corretamente

Dependendo da época do ano e da região do país, a neblina é praticamente certo que você vai encontrar neblina no caminho. A visibilidade fica comprometida e não há como evitá-la. O melhor jeito de encarar uma situação dessas é utilizar os faróis baixos do seu veículo, nunca o farol alto, que vai ofuscar ainda mais sua visão.

Se o carro dispor de faróis de neblina, ligue-os, pois eles servem justamente para iluminar por baixo e nas laterais do veículo, garantindo melhor visualização da sinalização. Se também existir farol de neblina traseiro, acenda-o para tornar seu veículo mais visível para quem vem atrás. E não se esqueça de reduzir a velocidade, certo?

3 – Observe o comportamento do carro

Você já deve ter notado que o desempenho em aceleração, em curva e frenagem variam muito de carro para carro não é mesmo? Alguns modelos tem um comportamento mais esportivo e firme, e outros, comportamento mais familiar totalmente voltado para o conforto. Assim, fique atento com o tipo de veículo que você conduz. Forçar demais uma pickup alta em curva, por exemplo não é uma ideia. Do mesmo modo, conduzir um carro mais esportivo rápido em vias com pavimento ruim também não. Portanto, respeite o limite de cada tipo de veículo.

4 – Mantenha distância do veículo a frente

Quanto mais alta a velocidade do carro, maior é a dificuldade de frear, e consequentemente, maior é a distância necessária para que ele pare completamente. Dessa forma, é prudente manter distância do veículo à frente, pois em uma situação de emergência, você terá um maior espaço para reduzir sua velocidade, desviar e evitar uma colisão com outro veículo. Essa dica vale na cidade, mas principalmente na estrada.

5 – Respeite a sinalização

A sinalização existe para orientar da melhor maneira possível os motoristas, garantindo a segurança de quem trafega por vias e estradas. Respeite as informações da via como velocidade máxima permitida, faixa contínua, conversão e retorno proibido, entre outros. Quando a sinalização é obedecida, o risco de causar um acidente diminui consideravelmente!

6- Tenha cuidado nas ultrapassagens

Falando em faixa contínua, é fundamental ter prudência nas ultrapassagens, uma vez que os acidentes mais graves acontecem por colisões frontais em ultrapassagens.

Quando for ultrapassar, sinalize com a seta, dê um breve torque na buzina, observe pelo retrovisor se não há outro veículo te ultrapassando e acelere em uma marcha mais forte, para seguir mais rápido elevando o giro do motor. Na dúvida não ultrapasse. Faça sua parte, pratique uma direção segura!


Gostou? Compartilhe essas dicas com seus amigos. 

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Reset Password
Compare items
  • Total (0)
Compare
0
Pular para a barra de ferramentas